sábado, março 09, 2002

Dona Dora

Para quem não sabe, Dona Dora é a diretora da minha escola. Eu a adorava, até que:

Na aula de literatura, com um dos melhores professores, o Sérgio Light, tem que ler um livro por bimestre por causa do sistema do objetivo. O Ségio Light, muito bom professor, manda-nos sempre fazer o teatro do livro. Onde o aluno sempre aprende mais do que se ele lesse realmente o livro. Todo mundo sabe disso. Mas...
A Dona Dora pela sua ignorância e "antiguísmo" acha que teatro é uma perda de tempo. Burrinha ela, não? Quando é para ler o livro, muitos não lêem e ficam sem saber a história, isso faz eles fazerem de tudo para colar na prova. Com o teatro todo mundo fica sabendo a história do livro. São sempre livros que são pedidos nos vestibulares. O Sérgio vai explicando o livro, o porque disso, o porque daquilo. Você sempre aprende mais, entende melhor. É FODA ter uma diretora "antígona" que não gosta, na verdade, detesta teatro. Fala que é perda de tempo. "É pro Sérgio Light "enxer linguíça" na aula" diz a Dona Dora. Ignorância é foda, ser comandado por ela então... Mas eu sempre gostei da Dona Dora, ela é uma boa diretora, só tem esse "probleminha" horrível. Criei uma raiva dela por causa de acabar com teatros na minha escola. Estávamos apresentando o teatro do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas e ela chega na sala e quer acabar com tudo. Ficamos ensaiando a semana toda, com a maior vontade. Lendo e lendo o script. Porra! O pior de tudo nesse dia da apresentação foi ficar ouvindo-a humilhar o Sérgio Light, falou que outro professor de literatura da escola é melhor que ele, da matéria e prova e pronto acabou, não tem "baboseira" de teatro. Ela não tem o direito de fazer isso! É antiético, falta de bom senso, ignorância, um pecado capital e deve ser mais coisas também. Já deu para entender. Eu não estou julgando o Sérgio Light superior ou inferior ao outro professor. Como posso saber, nunca tive aula com o outro professor, mas se é matéria e prova, o Sérgio Light é melhor. A gente aprende muito mais do que literatura com ele, por exemplo: Fazendo o teatro nós aprendemos a como trabalhar em equipe, descobrimos lideres entre nós, aprendemos a dividir, criamos responsabilidades, até aprendemos sobre ter preconceito, ser um pouco profissional. Isso fora as palavras ditas por ele durante as aulas, seus conselhos... O cara tem uma cabeça diferente da maioria das pessoas, tem um estilo diferente de todos. Eu adoro ele. DETESTEI essa briga da diretora com ele, parece-me até que se pensou em demissão e isso poderá acontecer. NÃO! Pelo amor de Deus! Se vier o outro professor eu não aceito. Perder um bom professor por bobeira, ignorância, qual é a do colégio? Insisto em ignorância, porque é mesmo. Se vier o outro professor para dar a aula e viro a minha carteira para traz e abaixo a cabeça, mesmo que sozinho, mas eu sei que muitos vão me acompanhar.

Porque existem pessoas que são ignorantes, não aceitam um novo método de ensino, querem matéria-prova apenas. Pô! Ninguém sobrevive se não souber se adaptar. Por exemplo, a igreja católica: Não pegou um padre que faz "aeróbica" para e divertir a missa e haver mais viés?

Não quero arrumar "rolo" com a Dona Dora, particularmente eu gosto muito dela, só tenho raiva por sua falta de bom-senso e ignorância.

Segunda-feira vou entregar esse texto a ela e pedir uma respostas, uma resposta por escrito de preferência. Porque sendo assim, eu a coloco aqui. E vocês podem ler.

Vitor, aluno do Segundo B, manhã, ouvindo Circle of Live - Elton John

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....