quarta-feira, maio 22, 2002

Uma Orquestra Sinfônica em Aparecida do Norte

Quem diria que um dia eu teria a oportunidade de presenciar a apresentação de uma orquestra sinfônica aqui ao lado de casa, na Basílica.
Entrando na igreja, já me encontrava super ansioso, queria ver os instrumentos, os músicos os afinando, os câmeras se posicionando buscando os melhores ângulos, queria um bom lugar para apreciar tal espetáculo, queria saber quais peças seriam executadas e que horas que iria começar para não ficar no: "Será que agora?".
Adivinha quem foi apresentar a Orquestra Sinfônica da Rádio e Televisão Cultura?
O cara do X-Tudo. Lembra aquele que fazia as receitas? Que agora está trabalhando no Movix... Apresentou direitinho, muito "gente boa".
O evento de hoje foi mais uma parte projeto pedagógico, em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado, de levar a música à educação estadual. A Orquestra veio à basílica e a Secretaria de Educação patrocinou o transporte, organização, tudo que precisava. A igreja ficou lotada em três dos quatro "corredores". O estacionamento cheio de ônibus vindos das mais distantes regiões do Estado.
De início a orquestra apresentou uma abertura, obra de um compositor erudito brasileiro.
E logo após uma das músicas que não morreria sem ouvir uma execução ao vivo. As Quatro Estações de Vivaldi. Nossa... $#*&#% (insira um "puta que pariu" formal). Ô música do diacho, muito muito muito "fodíssima". Pena não ter a apresentado completamente, executou-se só a Primavera.
Tocaram algumas peças famosas, e por fim uma adaptação para orquestra de várias músicas do Mestre Gonzaga unidas em uma só.
A orquestra, em seu maior público, foi aplaudida de pé até alguém anunciar no microfone que trariam a imagem da santa para uma "rézinha básica", claro que outras palavras...

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....