terça-feira, setembro 10, 2002

CD vs. Vinil


Com sua praticidade e facilidade de uso o CD, ou Disco Compacto, já substituiu o, agora velho, Disco de Vinil. Você pode saltar de uma música à outra em um simples apertar de botão dentre muitas outras cômodas funções. Sua praticidade ajudou bastante para a quase extinção do Vinil.

Por ser digital e apresentar um som de enorme pureza, a grande maioria da população, e até mesmo a mídia, julga a qualidade do CD superior a do Vinil. Mas para um bom músico é perceptível a superioridade do vinil nessa comparação.

Na criação do Disco Compacto utilizou-se a gravação de apenas sons que o ouvido humano é capaz de captar, visando menor tamanho no disco. Músicas podem ser sentidas e ouvidas. Os sons não são apenas captados pelo ouvido humano, mas também por muitos outros pontos espalhados por todo corpo.

No Vinil esses sons não foram descartados e é por isso considerado de qualidade de gravação, superior ao CD.

Ao fazer o teste comparativo qualquer um pode perceber que ouvindo a um Vinil a música pode ser muito mais sentida do que na execução de um CD, mas, mesmo sendo o instrumento de gravação que mais se aproxima da música original, não há a mesma qualidade do som ao vivo.

Vitor ouvindo Ariadne - Eu Nâo Lembro do Jornal do Nino do Castelo Ra-tim-bum!

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....