quarta-feira, novembro 20, 2002

Pai

Só dizer pai já expressa sentimentalidade. Eu adoro te chamar de pai pai. E no seu dia o que eu quero te dizer pode ser resumido na palavra 'pai'. Não estou sabendo bem como começar, mas estou me esforçando. Quantas vezes eu pensei em dizer eu te amo e não disse. Mas eu disse pai, e cada vez que eu te chamo de pai eu te digo eu te amo. Gostar de você é super fácil. Sempre legal, compreensivo, engraçado, sempre com umas conversas ótimas que me fazem ser o que eu sou, e mais um monte de adjetivos positivos que nem é preciso citar. (Nossa estou começando a digitar sem olhar) Eu adoro todos os pais que você é. O pai protetor, lembra de uma vez que quando voltávamos da casa do Otto, se me lembro bem tínhamos devolvido um cd do madredeus, no caminho para casa, passando por um portão entreaberto e um cachorrão (pelo menos na época era um cachorrão para mim) sai de lá, avança em mim, você no seu ser de pai por reflexo avançou em direção ao cão, bateu o pé, mando em ele passar e o bichinho voltou correndo com o rabo entre as pernas? Eu nunca vou me esquecer disso, vou contar para meus filhos, para os filhos dos meus filhos e se possível para os filhos desses. Eu estava numa dúvida cruel sobre o que dar para você. Pensei em algo material, mas queria que viesse de mim. Fiquei pensando no que fazer para lhe dar e decidi dar palavras escritas, as quais gosto de fazer e é algo bastante pessoal. Adoro o pai engraçado que você é, sempre fazendo a família rir. O pai dos ótimos conselhos. O pai das conversas sérias com gírias antigas que quase me fazem rir na situação que mais era para eu ficar super sério. O pai do exemplo. O pai da segurança e dos riscos. O pai trabalhador. O pai comentarista. O pai músico. Percebeu que você foi a pessoa que mais me influenciou no meu gosto musical? Se não fosse esses discos e cds e fitas daqui de casa acho que eu só gostaria de músicas raimundos, charlie brown, as da escola de música - talvez nem entrassem na escola de música - as que meus colegas gostam, as da mtv e as que animam para andar de roller. Talvez nem soubesse tanto sobre Chico Buarque, nem o conhecesse, meu músico preferido. Na música da vida nunca se esqueça que meu maestro é você. Aquele pai que cuida do pai além de cuidar dos filhos, que cuida da mulher, dos amigos, de todas pessoas queridas. Aquele pai da cozinha, sempre com uma comidinha gostosa e diferente no final de semana. Aquele pai que entende de vinho como manja de excel. Aquele pai de férias que curte a família ao máximo. O pai projetista de reforma. O pai animador. O pai forte nas horas difíceis. O pai que me entende até mais do que eu mesmo. O pai que faz o seu papel muito melhor do que precisa. O pai sogrão (esse é o mais recente). O pai família. O pai que pago-pau quando eu não dropei no half-pipe de Caçapava. O pai dos assobios melódicos. Dos abraços gostosos. Dos filmes comentados. Das experiências dividas. O MEU PAI.

Vitor

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....