domingo, abril 20, 2003

Atrás da porta do banheiro
Aranha ArmadeiraEstou lendo na cama pouco antes de dormir e vou escovar os dentes. Termino e viro para me secar na toalha na parede oposta a pia. Olho para o chão atrás da porta do banheiro e encaro uma aranha como está da imagem, que mais tarde viria saber que se tratava de uma armadeira, e estarreço. Fico imóvel. Pés colados no chão e postura de vigia. Qualquer movimento eu pularia para cima do vaso.

Fazendo um círculo juntando os indicares e os polegares se tem o tamanho da aranha. Ou se preferir: Caps Lock, F2, Alt e G no teclado, quatro extremos do tamanho dela. Um pires.

O susto passa, mas o medo não. Não poderia sair dali e perdê-la de vista. Chamo em voz alta acordando meus pais e tirando o Caio do sofá: Paaaaai! Tenho 17 anos e o instinto me fez chamar meu pai, e daí? Alguém tinha que me ajudar a como resolver a situação. Eu não podia sair dali para providenciar algo e deixa-la sozinha.

Família reunida, menos o cachorro, disputando para ver o aracnídeo pela fenda porta que não podia sem mexida. Após deslumbrar a raridade chega a mim uma vassoura e a minha mãe um aerossol de barata. Tinha que acertar a oito patas sem vacilo. Via que se tratava de um animal veloz. Qualquer descuido poderia fazer-nos varar a noite atrás dela e ainda nos colocar em risco.

O que sei sobre aranhas serem venenosas ou não é: aranha na teia, sem veneno; aranha no chão, tome cuidado. Em certo momento, enquanto estava só eu e aranha, pude ver suas mandíbulas se mexendo. Medonho e ao mesmo tempo muito loco.

Subi no vaso com vassoura em punho e coloquei-a acima da invasora. Fiquei um minuto em posição de ataque, sem coragem para dar o bote. Meu pai me falava para bater e prendê-la. Só uma pancada poderia não ser o suficiente. Quando me vi preparado: Vlap!

E qual foi o final dessa história?

a-Vitor erra e sua mãe dá uma cacetada com o aerossol na aranha partindo-a em duas de quatro patas e estourando a lata.
b-Vitor acerta de primeira para bem o geral da nação e não dorme porque ficou impressionado.
c-Vitor acerta uma vez, mas não prende a aranha como seu pai havia recomendado e ela escapa. Correndo para fora de casa. Com todos atrás dela faz o cachorro acordar que sonolento abocanha calmamente a aranha a engole prazerosamente.
d-Vitor escorrega, cai de bunda dentro vaso, a vassoura acerta a lâmpada dando um breu danado, não dá para ver a aranha e quando Caio acende a luz do corredor por reflexo todos vêem a bichinha entrando pelo raro do chuveiro. E sua mãe joga água fervente nele depois.
e-A adrenalina causa alucinações em Vitor que pensa que sua vassoura é um lança-chamas e a aranha um alienígena. Agindo como se isso fosse verdade dá um passo para trás caindo do vaso sentando no lixo e desmaia após bater a cabeça no boxe. E seu pai dá uma chinelada na aranha encerrando o caso.

Vitor

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....