quinta-feira, junho 26, 2003

Uma vez uma amiga, Lílian, me enviou o seguinte e-mail e eu me perguntei após ler a história: mas e se...?

Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse:
"Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca daquele teu amigo?"

"Espera um minuto", respondeu Sócrates.

"Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste.
Chama-se o "Teste do Filtro Triplo."

"Filtro Triplo?"

"Sim,", continuou Sócrates, "Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo."

E continuou:

"O primeiro filtro é VERDADE. Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é
perfeitamente verdadeiro?"
"Não,", disse o homem "o que acontece é que eu ouvi dizer que..."

"Então," diz Sócrates," não sabes se é verdade. Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE.
O que me vais dizer sobre o meu amigo é bom?"
"Não, muito pelo contrário..."
"Então", continuou Sócrates "Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro.

Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O último filtro é UTILIDADE.
O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim?"

"Não, acho que não..."
"Bem," concluiu Sócrates, se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me?"


Legal, não é? Mas e se...?
continua...

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....