sexta-feira, novembro 21, 2003

[edit] Dei uma revisada e está bem melhor agora =]
É incrível como a aparência de uma pessoa é capaz de mudar a opinião sobre ela. Tanto para o homem quanto para a mulher - é perceptível que isso também ocorre com vocês, mulheres; e não vamos querer buscar em qual dos sexos isso acontece com maior freqüência e começar uma discussão inútil e idiota.

Havia uma menina na minha sala de terceiro ano colegial - na época em que eu sonhava estar aqui em Curitiba estudando na UFPR, como agora em 2005 - que todos os garotos da sala a achavam uma das mais bonitas. Só que eu pensava diferente: "O jeito dela é paia" - cá entre nós, a risada dela quebrava totalmente qualquer possibilidade de tesão - e eu acabava a tratando normalmente. Até que um dia eu sentei do outro lado da sala e pude ver o porquê dos garotos falarem que eram loucos para "dar uns fighters" com ela.

Ela tinha um corpo muito bonito. Claro que não foi isso que eu pensei na hora: "Nossa, ela tem uns peitos da hora, mor perfeitinhos". Imediatamente eu a "olhei na minha cabeça" com outros olhos; a olhei com sendo muito bonita, pensando diferente sobre ela. Eu, algumas vezes, tristemente, ainda mudo a forma de me dirigir à pessoa quando ela é uma mulher bonita. Sempre jogo uma bonitona no auto do cume de uma montanha afastada. Até a maneira de pensar não escapa. Adoro quando me dirijo como se a mulher muito bonita fosse um ser humano. Deixo de ser babaca. Entretanto, esse tratamento específico para certa estética, desaparece se eu convivo/conheço a pessoa.

No mesmo instante em que eu a joguei (a menina da minha sala) no alto da montanha, montei esse texto e num lapso de pensamento o novo modo de olhá-la se foi como um flash que se vai de uma câmera fotográfica. Percebi que ali eu "evoluí" conscientemente - digo conscientemente porque não foi totalmente - e comecei a parar com aquele preconceito visual idiota. Isso foi muito bom para minha adaptação nessa cidade maravilhosa.

Explico: Você tem consciência de que não quer mais pensar ou agir como antes, mas as suas atitudes e pensamentos-espontâneos quanto a isso ainda não assimilaram a nova propriedade. Você agir ou pensar se mostrando como antes e remeter-se à nova opinião que formou o faz pensar: "Que merda, por que eu ainda não mudei essa coisa idiota em mim?!". Isso é MUITO comum.

Só mais à frente na vida que você vai agir coerente com o pensamento-julgado e esse se tornar o espontâneo. Às vezes, demoram-se anos para o pensar evoluído se tornar o ser evoluído. E, devo acrescentar aqui que, nada te faz um ser perfeito. Você agir como antes em determinadas situações é completamente normal e aceitável - perdoe-se nessas ocasiões. Contudo algumas evoluções, novos e velhos princípios em certas ocasiões nós deixamos de lado pensando com a língua pra fora da boca em careta para viver o Carpie Diem. Somos humanos.

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....