sábado, abril 03, 2004

Esses livros de ficção do mundo real que lemos para o vestibular estão me deixando meio entediado. Onde está aquela ficção mágica das Viagens de Gulliver e do Sítio do Pica-pau Amarelo? Desapareceu da minha leitura! Em memória a ela eu escrevo:

Capítulo I


Fui à cozinha tentando, no caminho, lembrar o que tínhamos almoçado, mas não consegui. Só quando abri a geladeira que lembrei que foi arroz, feijão, carne-moída e salada de palmito. Com as tigelas já na mesa e porta da geladeira se fechando, salta da Brastemp um caco de casca de ovo que quase atinge o teto e ganha a minha curiosa atenção. A porta se fecha. Como aquilo poderia ter acontecido? Por um instante pensei ter ouvido tambores jumanjianos, mas fora impressão. Abri a geladeira e achei, dentre os muitos ovos, o que não tinha um pedacinho de sua casca e pude ver o seu amarelado interior que logo se escureceu num verde sombrio e repentinamente o ovo explodiu luminosamente me jogando de bunda no chão e costas na parede, batendo a cabeça no caminho.

Com a mão na cabeça doída e a visão voltando a funcionar, pude aos poucos identificar que havia um monstro, verde, enorme na minha frente. Não deu nem tempo de ficar com o cu na mão e o monstro que não conseguia ficar absolutamente ereto, pois a teimosa altura do teto não deixava -- até agora não sei como aquele teto de gesso não se partiu --, encheu seu tórax de ar, mostrando que soltaria um rugido capaz de ensurdecer uma população inteira e fazer minha alma me deixar.

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....