segunda-feira, dezembro 13, 2004

Sarau - Frases (post2)

Escrevi um texto sobre a Palavra para ler no sarau da minha mãe (onde esse era o tema, a palavra). Ficou meio grande e eu quero apresentá-lo aqui da melhor forma possível; vou dividir em capítulos o que, na hora, eu li de uma vez.

capítulo 2

Frases

Na frase onde uma primeira palavra nos traz inúmeros significados, coloca-se uma segunda palavra. Essa nova definirá qual dos significados da primeira devemos escolher como sendo o que o autor quis dizer. A composição da primeira palavra mais a segunda, por sua vez, gera uma piscina imensa de significados. É chegada a vez da terceira palavra ser lida na frase. E essa terceira serve de trampolim para que mergulhemos na tal piscina de significados das primeiras palavras e de lá tiraremos o melhor significado que se encaixe com aterceira palavra. O mesmo ocorre com as frases. Uma frase dá o sentido da outra, uma página faz com que uma outra possa existir e assim possamos ter um... Livro, que poderá gerar outro livro, que poderá gerar em alguém a vontade de escrever o seu próprio livro. Uma coisa influencia a outra, as palavras se influenciam e acabam por influenciar nós mesmos. Às vezes, nos constroem, outras vezes, nos destroem; às vezes, nos formam, outras vezes, nos reformam; às vezes, nos enchem, outras vezes, nos esvaziam. Tudo por pensarmos através delas; foi como os nossos pais nos ensinaram. Nada é tão humano quanto a palavra, nada nos faz sentir mais em casa do que a palavra. Quando viajamos para longe, as palavras são ditas com sotaques diferentes, há palavras novas, estranhas, novas combinações também estranhas; mas basta ouvirmos alguém falando como se fala na nossa terra, para nos sentirmos em casa e termos carisma pela pessoa em questão, pois, a palavra, pode ser o mais forte dos laços.

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....