domingo, dezembro 12, 2004

Sarau - A Palavra (post1)

Escrevi um texto sobre a Palavra para ler no sarau da minha mãe (onde esse era o tema, a palavra). Ficou meio grande e eu quero apresentá-lo aqui da melhor forma possível; vou dividir em capítulos o que, na hora, eu li de uma vez.

capítulo 1

Palavra

Minha mãe está fazendo um sarau com o tema Palavra. Olha só! Palavra. Algo que está presente mesmo quando está ausente. Lembram daquele capítulo de Memórias Póstumas de Brás Cubas?
--.................? .....?
--.........! .....................! ....................?! ................ .
Diga-me se palavras não vieram à sua mente?

Mas a palavra, mais do que ter o poder de estar presente mesmo quando está ausente, pode ser algo além. Pode ser o que nos faz existir. Já pararam para pensar? Nunca filosofaram aquele clássico: Penso, logo existo? E nós pensamos com palavras; nomeamos com palavras cada coisa; carregamos de adjetivos pessoas que adoramos, odiamos ou somos indiferentes (na nossa língua maravilhosa temos palavra para tudo). Se pensar é sinônimo de existir e se nós pensamos em palavras, elas são engrenagens essenciais que movem as leis do universo e nos remetem verdadeiros nesse canto do espaço.
Só pensamos com palavras, já pararam para pensar?

Não se lembram de quando no curso de inglês, seus filhos, seus colegas ou nós mesmos exclamamos: "Nossa, eu pensei em inglês! Isso é fantástico"? E, se a nossa língua é maravilhosa pelo número de palavras, sonoridade e por muitas outras coisas, outras línguas não ficam atrás. Peguemos de exemplo o inglês: Que palavra traduz melhor o amor do que "Love"? Love, love, love! Mas eu sou brasileiro e bato o pé!, coloco uma palavra em pé de igualdade com o Love do inglês: Que palavra tem mais força, é mais ávida e profunda do que a palavra Paixão? Apaixonar-se, pronúncia que nos aponta inúmeras palavras, uma síntese perfeita! Dentro de apaixonar-se temos, por exemplo: derreter-se, entregar-se, dedicar-se, desejar, sofrer por, ...e encheríamos essa folha se continuássemos.

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....