domingo, maio 15, 2005

Bustamante

Tratando um pouco sobre o sobrenome que mais me sobressai

lucas_catonHá um mês e seis dias atrás, o lucas amigo da incrível foto aí, deu uma comunidade ao cab no orkut, grande presente! Fui agora passar lá para dar uma olhada geral e esse amigo, número um do meu nano fã clube blogal (mas que ousadia, Vitor!) adicionou algumas comunidades relacionadas ao cab e, inevitavelmente, a mim. Estava lá: Família Bustamante. Fui olhar, descobrir alguma informação interessante sobre esse nome que insisto em assinar. "Será que tem que esse meu nome é de origem árabe mesmo como eu penso?". Bem... Descobri, não tem nada a ver, vocês verão a seguir. Não gostei do significado ser um tanto anti reforma agrária, mas é bastante interessante. E, envolvidos nas curiosidades da nossa família, meu pai - de quem herdo o nome Bustamante - brincou de orkut pela primeira vez como praticante.

Com a palavra, Sr. Luis Bustamante:
bustamante"O sobrenome é espanhol. Surgiu na aldeia de Bustamante, em Santander (norte da Espanha). Antigamente (até o século XV), não era comum as pessoas mais simples, na Península Ibérica, usarem sobrenomes. Por isso, depois de algum tempo, muitos originários da aldeia adotaram o nome dela. Agora, os Fortes Bustamante Sá descendem todos de Luís Fortes Bustamante Sá, que chegou ao Brasil em 1711 vindo de Portugal (Vila de Ourém). Ele descendia de um ramo espanhol que emigrara para Portugal muitos anos antes. A aldeia espanhola de Bustamante tem esse nome por causa de uma propriedade rural da época do Império Romano. Pertencia a um sujeito chamado Amantium (Amâncio). Propriedade rural, em latim, era bustum; por isso, bustum Amantii (fazenda do Amâncio) virou, com o tempo, Bustamante"

Agora, Luiz Antonio Bustamante, por favor:
"Gostaria de acrescentar que descendo da família Fortes Bustamante Sem o Sá. Meu bisavo chamava-se Antonio Fortes Bustamante e viveu em Minas Gerais. Esqueci o nome da cidade agora, mas era médico e tem um nome de rua lá com seu nome. Meu avo tem o mesmo nome do pai e meu pai Antonio Justiniano Fortes Bustamante tinha tres irmãos Francisco de Paula, Oscar Vidal e Maria Violeta. Toda nossa familia veio morar no bairro de Bangu no Rio de Janeiro quando meu avo deixou de trabalhar como administrador da Fazenda Paraiso em Vassouras no estdado do RJ. Minha prima Nair, levantou a arvore genealogica da familia tendo conseguido inclusive um retrato do nosso bisavo.
Sempre que encontro alguem com o mesmo sobrenome procuro conversar e interrogar, e tenho notado que muitos originam dos Fortes Bustamante.
Meu nome é Luiz Antonio de Faria Bustamante, e gostei muito de poder fazer parte da comunidade"

Aparecendo no orkut e no blog do filho, o meu pai:
"Olá, sou Agostinho Bustamante Reis e estou usando o orkut do meu filho Vitor Bustamante. Moro em Aparecida sendo que a origem de minha família se situa em Itanhandú. E minha descendência está também ligada a Ignácio Loyola Fortes Bustamante (nascido em 1793).
Há algum tempo atrás Luiz Carlos Pinto Bustamante, também descendente, localizou-me e mostrou-me seu trabalho sobre as pesquisas da genealogia de nossa família, dando conta que o nome mais antigo da família Fortes Bustamante em terras de Minas Gerais é considerado o de Antonio Fortes de Bustamante casado com Angélica Maria de Sá e Figueiredo, gerando o tronco Fotes Bustamante de Sá. Seu filho Luiz Fortes Bustamante de Sá nasceu em Vila do Ourém – MG no ano de 1678 e faleceu em São João Del Rey em 1678. O início da família na região do sul de Minas para alguns pesquisadores inicia-se com a chegada de Ignácio Loyola Fortes Bustamante em torno do ano de 1820 vindo de São João Del Rey ou Juiz de Fora tendo se casado com Maria Ribeiro (Dindinha) cujos pais eram donos da Fazenda Chapada Ribeiro no município de Passa Quatro e Itanhandú. Dessa forma a família se ramificou no Vale do Paraíba"

22 comentários:

Unknown disse...

Meu avô, depois de anos de pesquisa, elaborou uma árvore genealógica bastante completa do nosso ramo dos Bustamante. Ela chega até Luis Fortes de Bustamante Sá, nascido em 1750 e casado com Joana Felizarda do Amor Divino, nascida em 1762. Eles tiveram nove filhos: Inácio Felizardo, Delfina, Alexandre, Maria Saturnina,Luis, Maria Filadélfia, Franciso, Antonio e Felício (todos Fortes de Bustamante Sá).
Francisco Fortes de Bustamante Sá, nascido em 1796, casou-se com Amância Felizarda da Gama Soares e tiveram 2 filhos: Francisco Fortes de Bustamante Sá Junior e Luiz Francisco Fortes de Bustamante, nascido em Niterói em 1840, que vem a ser pai do meu avô Heitor de Bustamante, também nascido também em Niterói(1879/1981).
Estou fazendo várias pesquisas na Intenet para ver se consigo achar algum ascendente anterior a 1750 com o objetivo de localizar a origem européia de nossa família.
Agradeço qualquer ajuda da comunidade Bustamante e estou à disposição para dar as informações de nossa árvore a quem desejar.
Abraços
Maria Lucia Bustamante - Rio de Janeiro
marialtb@gmail.com

Anônimo disse...

Olá. Meu nome é Paulo Eduardo Gomide, sou professor de História e não tenho parentes com sobrenome Bustamante, mas pesquisando no Almanak Laemmert do ano de 1863, na página 97, e no ano de 1864, na página 83, em relação à cidade de Capivary (hoje Silva Jardim - RJ) é encontrado um certo professor público (no primeiro ano) e de Escola particular de Primeiras Letras (no ano seguinte), chamado Andronico Fortes de Bustamante Sá. Creio que seja seu parente. Abraços e boa sorte na sua pesquisa.

Thais Rosa Bustamante Miranda disse...

Oi, sou de Pedralva, sul de Minas Gerais, e meu pai, Aécio Zózimo Bustamante,nascido em Itanhandú, também estudou bastante a árvore genealógica dos Bustamante e adora esse assunto.Abraços.
Thais Rosa Bustamante

Thais Rosa Bustamante Miranda disse...

Oi, sou de Pedralva, sul de Minas Gerais,e meu pai , Aécio Zózimo Bustamante, nascido em Itanhandú, também é fascinado em pesquisar a árvore genealógica dos Bustamante.Vou passar seu blog pra ele.
Abraços.
Thais.

Thais Rosa Bustamante disse...

Oi! Sou de Pedralva, sul de Minas Gerais, e meu pai, Aécio Zózimo Bustamante,nascido em Itanhandú, também adora fazer pesquisas sobre os Bustamante. Elaborou uma árvora genealógica imensa.Seu pai se chamava Belmiro e era maestro da banda de Itanhandú.Parece haver muitas coincidências, heim? Vou passar seu blog pra ele.
Abraços.
Thais.

Anônimo disse...

PELO QUE VI TODOS TEM DUVIDA ETC SOBRE SEU SOBRENOME DE ORIGEM QUE ALIAS PODE ATE SER ADOTADO, BEM MEUS AVOS VEEM SER PRIMOS IRMÃOS, SEU NOME ERA: AUGUSTO CANDIDO FORTES DE BUSTAMANTE SÁ E ADELAIDE CANDIDA FORTES DE BUSTAMANTE SÁ MAS NÃO SEI QUEM SÃO MEUS BISAVOS MAS DO PASSADO APUREI ISTO PASSEANDO PELO VELHO CONTINENTE:The Historical Research Center
Nós também estivemos na Espanha e fizemos uma pesquisa sobre a história do sobrenome junto ao Historical Research Center: "Bustamante é um sobrenome de tão nobre e antiga linhagem que seus portadores constam na Crônica do Rei don Pedro I, além de achar-se documentos que citam a don Rodrigo, sobrinho de Carlomagno, como progenitor desta linhagem. Dito cavaleiro depois de haver passado de Cataluña ao Reino de León onde edificou a casa solar mais antiga de sobrenome Bustamante. Na 'decimogésima' geração floreceu Garci Sánchez de Bustamante, que serviu a don Alfonso XI, premiando-lhe este monarca por seus serviços e armando-lhe 'Cavallero de la Orden de La Banda', o dia de sua intituição no ano 1330. Um dos ramos dos Bustamante se radicou em Alceda (Santander), de onde seus ramos se estenderam por Castilla, Andalucía, Chile e México. Os Bustamantes da casa de Santander se chamaram Bustamante Rueda e Rueda Bustamante, por haver 'encontroncado' entre sí repetidas vezes por sucessivos matrimônios. Don Antonio Bustamante de Rueda, filho de Pedro de Rueda Bustamante, nasceu en Castillo Pedroso e contraiu matrimônio com sua prima irmã Manuela de Herrera Bustamante, sendo pais de Francisco de Bustamante y Guerra, Cavaleiro da ordem de Carlos III, na qual ingressou em 13 de março de 1791. Outros ramos Bustamante extenderam o sobrenome pela Espanha e América, descendentes todas elas, das mencionadas casas solares da província de Santander. Quanto a sua origem, o sobrenome Bustamante é toponímico, havendo indicado ao originar-se que seu primeiro portador era procedente de Bustamante, lugar agregado ao município de Valle de Campo de Yuso, na província de Santander. A etimologia deste nome se encontra no latim 'bustum Amantii' traduzido como 'pasto de Amantius', sendo 'Amantius' um nome próprio derivado de 'amans, amantis' (amante)." Por isso achei interessante e colocar em seu blog ok abraços Magnus C.B.S
em tempo meu pai era: Ercilio Fortes de Bustamante Sá e tinha 2 irmãos Otacilio e Alamir.

vanessa inacia bacha bustamante disse...

ola,sou tetraneta de Ignacio Loyola Fortes Bustamante,bisnets de Antonio Fortes Bustamante,neta de jose fortes Bustamante (de Itanhandu) e filha de Jose Fortes Costa Bustamante (nascido em Pedralva-mg),tambem estamos levantando a arvore genealogica da familia.enviarei em breve o que ja conseguimos.

caique bustamante disse...

bom ola a todos deste blog venho aki porque estou curiosa pra saber si bustamante e italiano ou espanhol estou em duvida alguem ai pode mi ajudar porfavor o meu nome e caique bustamante pereira gostaria muito de saber disso o mais rapido o possivel por favor ok eu vou pra espanha agora dia 15 de dezembro e gostaria de saber si e espanhol mesmo ou italiano porq vou tentar fazer a documentaçao de dupla cidadania ok bjus grado aquem puder mi ajudar

Vitor Bustamante disse...

É legal deixar seu nome e e-mail para entrar em contato...

Anônimo disse...

Olá, estou achando interessantíssimo o blog, também sou da familia Bustamante daqui de Cruzeiro, vale do Paraíba, perto de Passa Quatro, meu avô se chamava Gilberto de Bustamante Pinheiro, ele nasceu no antigo estado da Guanabara, ele nasceu mais ou menos em 1887 era filho de Antonio Cândido Pinheiro e Alice Pinheiro, eu gostaria de saber se alguém conhece esta familia, em breve terei mais dados sobre os irmãos dele. Eu gostaria de saber de qual país a família originou, pois preciso documentos para entrar com pedido de cidadania. Me disseram que tem raíz em Portugal, na Espanha ou talvez na Italia. Se alguém puder me ajudar serei muito grata. Ana Luiza Pinheiro. Ah, pode ser tambem a familia Pinheiro, agradeço muito

Anônimo disse...

Sou Neta de Ântonia Bustamante e Pedro Fernandes, mas meu avô tem Baltazar no meio do sobrenome. São de Avaí e região, SP. Não tenho nenhuma informação sobre eles, exceto que encontrei em Rio Claro, João Bustamante irmão de minha Avó, mas agora já falecido. Havia muitos parentes: Nicolau Bustamante, Felipe B.Francisco B.AntônioB.Pedro B. Enfim são muitos. Tinha uma que tinha o apelido de "Sarico", essa era irmã de minha avó. Minha avó tinha mais filhos, sendo um deles Benedito irmão de minha mãe, mas que ela nunca conheceu.

Anônimo disse...

Há na "Genealogia Paulista" um Antonio José Fortes Bustamante Sá, professor em Coimbra, casou-se com uma paulista e foi morto em Minas, no ano de 1695.

Unknown disse...

Olá Vitor.. Cara que doidera isso em Brohter, poxa queria saber Mais Meu NOme é TIAGO BUSTAMANTE MORO aqui em Campo Grande Mato Grosso Do Sul.. Abraços até +

Allan Machado disse...

Esse Antonio José Fortes Bustamante sá com certeza era parente meu!

Allan Machado disse...

Você deve ser meu parente! O tio da minha vó o pintor rubem fortes bustamante sá morto em 1988 tem o mesmo sobre nome!

Unknown disse...

Meu nome é Fernando Bustamante sou de Guaratinguetá sei que tenho parentes em minas mas na cidade de Virginia meu Bisavô era Lucas Ribeiro Bustamante gostaria de saber mais sobre essa árvore genealógica. Vlw

Unknown disse...

Meu nome é Fernando Bustamante sou de Guaratinguetá sei que tenho parentes em minas mas na cidade de Virginia meu Bisavô era Lucas Ribeiro Bustamante gostaria de saber mais sobre essa árvore genealógica. Vlw

Unknown disse...

Oi,estou lendo sobre nosso sobrenome:o meu,pedro Renato Freitas Bustamante.meu pai, João Pedro Silveira Bustamante.tenho mais tios com esse sobrenome.

Ana Paula Bustamante disse...

Encontrei muitos parentes aqui mas os de sul de minas são mais próximos , meu pai fala pouco da ascendência e fico muito interessada em conhecer sou filha de Aecio Fortes Bustamante , filho de Ludgero Fortes Bustamante e Stella Bustamante Irma de Ignacio fortes bustamante de Itanhandu. Minha família é de Itanhandu , Itamonte e Passa quatro alguém pode descendar de onde viemos?

Unknown disse...

Ola thais rosa bustamante,me chamo felipe bustamante e sou de Itanhandu. Gostaria de conhecer mais meu sobrenone poderia me ajudar,meu email é febustamante1@gmail.com
Entre em contato por favor.

Anônimo disse...

RESUMINDO: Bustamante foi expulso da Espanha e foi para Portugal, chegando lá se misturou aos portugueses "FORTES E "SÁ", D.JOÃO VI mandou para o BRASIL- (1610 a 1760) (SÃO JOÃO DEL REI -MG), dali muitos foram donos de muitas fazendas em minas(santa rita de jacutinga,rio preto,etc..) e no rio de janeiro (Niterói, são gonçalo, cachoeira de macacu,etc...), também foi muita gente para o Piaúi e São Paulo.Para quem se interessar visite a fazenda santa clara em santa rita de jacutinga em minas (a maior sede de fazenda da américa latina) e era dos nossos antepassados (FRANCISCO THEREZIANO FORTES DE BUSTAMANTE SÁ)

FAMILIA: FORTES DE BUSTAMANTE SÁ

Anônimo disse...

Muito bacana esta página, amei todas as informações!!
Sou bisneta de Nicolau Bustamante e Madalena Carmona, eles vieram da Espanha (Almeria e Granada) em mais ou menos 1900, para a região de BAuru e Tupã/sp, eram em muitos irmãos, e se dispersaram pelo interior de sp/pr.

.

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....