sábado, novembro 19, 2005

Ler livro

Aprender a ler livros é um processo demorado, meu caro amigo. Você pode se manter ansioso em ler o livro todo. Vai ser assim nos primeiros livros. Mas a sua ansiedade tem que estar, ou melhor, tem que ser a ansiedade de entender a primeira frase. Essa frase, depois de entendida, faz parte do livro agora, o resto ainda não faz. Uma frase só faz parte do livro depois de ser entendida pelo leitor (seja lá o que ele entendeu). Saciada a ansiedade de entender a primeira frase, inevitavelmente devemos estar com a ansiedade de entender a segunda frase. Assim vai até termos lido todo um capítulo. No final desse capítulo, podemos não ter entendido bem o que ele é como órgão completo. Aí voltamos e lemos algumas frases. Saciada a ansiedade de entender um capítulo, não devemos ter ansiedade de ler o segundo capítulo. Isso é errado. Devemos ter ansiedade de entendermos a primeira frase do segundo capítulo. Assim se lê.

2 comentários:

Ana Carol disse...

Hmmm... e tem q ler também a última frase do livro, principalmente pessoas como eu que gostam de ver revistas de trás para frente, ai ai, hehehehehe :))

Bjsss

Anônimo disse...

PASSEI AQUI PRA DAR UM ALÓ!!!!!!

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....