quinta-feira, março 02, 2006

Eu nunca quis ser padre

É quarta-feira de cinzas, assisto a missa na TV. Ver a celebração na Basílica de Aparecida faz com que eu pense em minha casa e na cidade onde cresci. Mas faz também com que eu pense em várias coisas (sem sentido?) sentado no sofá. Agora pouco: por que eu, em nenhum momento da vida, quis ser padre? Acredito que o motivo está longe do "padre não tem vida sexual" que falávamos no colégio com os colegas. Sempre, talvez por influência da família, tive vontade de ser professor. Espero que isso um dia aconteça. Gosto muito de pedagogia e de psicologia. Minha mãe é professora. Meu pai sabe ser um mestre muito bem. Os dois me criaram como filho, no significado absoluto da palavra, e um filho eu me sinto desde o meu nascimento e isso eu garanto a mim mesmo. A questão foi gostar de ser filho -- adorar a relação -- e, às vezes, me pôr no outro lado, no papel de pai ou mãe. Por isso, sempre quis estar do outro lado de verdade para ser como é que é. O que impediu que a idéia de ser padre parasse em mim por nem mesmo alguns meros instantes de imaginação infantil. Naquele tempo, padre e pai eram pessoas que pertenciam a mundos completamente diferentes e eu vivia e queria viver para sempre no mundo dos meus pais.

2 comentários:

Felipe Silva disse...

Oi Vitor!
Legal essa auto-análise!
sua conclusão é bastante possível, acho que voce tem razão, mas voce sabia que "padre" em latim significa pai? Isso não é uma simples coincidencia. O Padre é o pai de uma comunidade, como um pastor de suas ovelhas. Pai de uma família bem grande.
Até mais!

Ana Carol disse...

Confesso que também nunca quis ser padre, hehe!! Não resisti... é bom ficar assim pensando e descobrir essas coisas!!!

É... ainda to na pensão....

Bjsss

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....