segunda-feira, junho 04, 2007

Olá, pessoal da faculdade!

Não estou pensando muito na festa. Minhas idéias da nossa formatura, hoje, são sobre a entrega dos diplomas, que sonho e sugiro que seja no TUCA. Vejo ali um momento importantíssimo para cada um nós, nossas famílias e nossos professores. Pelo menos para mim, uma hora para derramar alguma lágrima. Refletir profundamente, como em nenhum outro momento isso poderá ser atingindo mais vivamente, sobre o que foi toda a nossa experiência (ainda estamos nela), as pessoas que conhecemos, nossos passos na estrada do aprender e fazer e também sobre como repartimos esses aprendizados e realizações com a sociedade - responsabilidade. Vejo também um momento para revermos os erros, mas dediquemos 20% de nossos pensamentos aos erros e 80% aos acertos que devem ser valorizados imensamente.

A festa é A festa, é a hora de pular, expressar nos sorrisos, passos de dança (a banda tem que tocar forró, hein!), nos abraços, gritos calorosos, poses para as fotos, brindes... Tudo isso que estamos comemorando e nos preenche e nos dá motivo! Agradecer aos convidados, certamente pessoas importantíssimas na nossa vida e, se assim o são, o são também para a nossa experiência no multimeios inseparavelmente. Na felicidade ali posta e vista em nós que comemoramos, nossos pais ou responsáveis (como o colégio gostava de dizer) vejam o esforço de pagar a mensalidade, ficar longe dos filhos (para os que são de longe como eu), ajudar no que puderam e tudo mais Recompensados. Porém, ali Nasce uma esperança, que é belíssima e que precisamos nos esforçar para a sua realização. A esperança de que seremos insubstituíveis no mundo, pessoas transformadoras e, acima disso, grandes seres humanos. Se o nosso universo se abre ainda mais, se aumentam as possibilidades dadas a nós, com elas aumentam nossas responsabilidades. A importância da festa é muito mais do que eu pensava. Ela é uma realização, um encerramento que mais abre para tudo do que fecha o curso, mais do que o "último momento de todos juntos", é o momento de uma mudança, de sentir no corpo e na alma todo o significado desse momento: vivê-lo.

Escrevendo isso, finalmente meu coração bateu para a festa também. Já era hora. Os dois momentos (diploma e festa) são importantíssimos e a cada um deles devemos dar o mesmo peso. Um mais reflexão, outro mais dançar!

A cara da festa deve ser a nossa. A festa sai de nós. O sentido é de dentro pra fora. Não nos encaixaremos em moldes. Mas isso não exclui em mim a vontade imensa de dançar com minha mãe uma valsa - que seria ótimo ser uma valsa o mais multimeios possível.

Ajudarei se for festa tradicional ou criativa, como está em questão. Mas torço imensamente para que haja um caminho do meio para seguir.

No circo chamado multimeios, no espetáculo Formatura, andando na corda banda da discordância, o destino, que equilibra os pesos de sua mão direita com os de sua mão esquerda, consiga equilibrar-se até o fim e realizar seu número inesquecível ao som das palmas das mãos de todos nós.

Vitor

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Vitor, já?!!!!
vc acabou de nascer...

Anônimo disse...

Eu ainda não sei bem o que pensar da formatura, eu adoraria uma festa, afinal eu já to a um bom tempo esperando por esse dia, mas do jeito que está (esse negócio de juntar com o jornalismo sem avisar o resto da sala, panelinhas), prefiro comemorar em casa com uma pizza....

Problemas com a minha senha.... então vai anonimo, hehehe, Ana Carol aqui

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....