sexta-feira, janeiro 12, 2024

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final. Nada servia e não fazia mais sentido continuar aquela história. Seria como começar novamente um livro já lido ainda na mesma idade. Bebi um copo de água para ganhar tempo e fui viver antes de saber o que fazer.

quinta-feira, outubro 12, 2023

Dia de Nossa Senhora Aparecida



12/10/2023. Dia de Nossa Senhora Aparecida. Em 1717, num rio barroso, foi pescada, a Esperança. A carruagem da fé, que leva o filho do amor. Outubro é mês das crianças e de Nossa Senhora Aparecida. É fácil entender das crianças como símbolos da esperança. São elas a humanidade do futuro, trazem o novo, que pode ser melhor. Nossa Senhora Aparecida também é esperança. 


Na história dela, que também é uma mensagem do céu, três pescadores foram com alguma esperança, pescar peixes fora de época para a festa do governador, no Rio Paraíba, um rio barroso. Pediram a ajuda dos céus e, com várias tentativas, nada veio. No contínuo esforço humano, lançaram a rede mais uma vez e veio o corpo de uma imagem. Lançaram outra vez e veio a cabeça. Montaram a imagem. Lançaram mais uma vez e vieram os peixes, que não vinham, vieram em abundância. 

 

Às vezes, nossa vida está um rio barroso. Os pensamentos turvam o nosso sentir. Mas pedindo ajuda e nos esforçando em encontrar o que nutre nossa alegria, podemos ser agraciados. A chave de Nossa Senhora Aparecida é vir primeiro o corpo, o feminino, o real, o sentir, e, após, vir a cabeça, o racional, o masculino, o agir. Não o contrário. 


Colocar nossa cabeça no corpo do real possibilita as ações que geram os Milagres. Sentir, estar presente, para depois pensar a serviço das demandas do agora. Integração hierarquizada no feminino assim como é a vida humana. Primeira no útero e, depois, no mundo. 


Na natureza, o Reino vegetal ancora no planeta a capacidade do sentir. Isso é a sua missão. Uma planta nunca duvida. Ela age, cresce, se entorta na esperança de luz e de água. Assim também podemos ser. Uma vida de Esperança. Geradora de milagres e liberta no real, encarnada, milagrosa.

 

E quando somos nossa senhora em nossa vida? Quando, assim como ela, geramos um amor Divino, que vai além das capacidades humanas. Um amor que integra, supera, a tudo considera. Sente, antes de agir. Expandir nossas fronteiras. Quando entregamos para a luz do mundo esse amor fraterno, supra-humano, livre dos desejos egoístas, permitimos nossa senhora ser em nós. E Jesus nasce novamente. Que seja Natal diariamente.

quarta-feira, novembro 23, 2022

Ouvi por aí o seguinte: 
“É que eu sou fraco, frágil e estúpido pra falar de amor"
e continuei o personagem:

O amor que fala de mim.
Bobo, eu não escuto.
Deixo ele passar sem perceber.

Assim, o coração bate meu fim.
E da vida eu descuido.
Meus dedos de apego são só doer.

Nunca são carinho
na minha existência sem caminho.

segunda-feira, março 28, 2022

Reconhecendo um "não-ver cômodo" para com algumas pessoas

De repente, mais se abriram os meus olhos. Sempre tive uma reduzida área para a conscientização dos relacionamentos sociais dentro de mim. Como que um desimportância deles. Como se coubesse no meu conhecimento um número limitado de pessoas. Mais que um x, eu já não dou conta. O que me faz admirar muito os líderes que conseguem lembrar de tantas pessoas e espíritos que cruzaram seu caminho. Eu tive muito tempo um hábito de associar uma pessoa a um tipo de forma, que dentro mim fazia com que praticamente duas ou mais pessoas fossem a mesma (a mesma forma) e completamente substituíveis uma pela outra. Por exemplo, conheço uma pessoa superficialmente e ela desaparece da minha vida. Quando aparece uma outra parecida fisicamente ou energeticamente; é como se ela ocupasse o mesmo lugar daquela pessoa e dentro de mim são como a mesma coisa (não-pessoa). Hoje percebi o quanto já fiz isso e simplesmente matenho um molde dentro mim no qual coloco a pessoa ali e não me relacionando com ela. Apenas me relaciona com essa forma-imagem que é conhecida e não traz novidades. Logo a pessoa real não tem espaço real, não é vista realmente, não há conexão. Uma maneira de não ter contato real.

terça-feira, março 08, 2022

Mulheres (dia das mulheres 08/03/2021)

Feliz dia, mulheres! Votos da minha limitada perspectiva de homem. Também penso que feliz dia do feminino. Admiro o dom de cuidar que habita o feminino. O dom de gestar que habita as mulheres. Gênero sagrado! Pelo olhar que atravessa as barreiras do mundano e enxerga a matriz da criação, pois também é em si matriz de criação. Assim vocês sabem em conhecimento e intuição combinados. Como vocês já se doaram com amor pela continuação e nutrição da vida! Como também já foram injustiçadas, desrespeitadas e mortas. Que haja mais empenho na construção da justiça entre os gêneros e a união que tanto almejamos. Obrigado por ensinarem homens duros a chorar. A inclusão do emocional no mundo vem por vocês e, a vida sem sentir, não é vida viva naqueles em que vai uma alma. Se a verdade vem pelo sentir e a verdade dissipa a dor, enquanto a mentira guarda, são vocês a cura desse mundo. Obrigado por o habitarem e que haja muito mais espaço nele para vocês! Daquele que saiu do poder da matriz quando se fez homem já na formação embrionária, a minha gratidão e esperança de ser suporte a vida enquanto vocês a criam!

terça-feira, agosto 17, 2021

O Amor

"Regendo todos os seres de luz, Cristo Jesus me chamava e sorria
Fora da cruz... Dentro da graça amorosa de mãe Maria

A mensagem foi direta
Andem mais em linha reta, venham à mim
Deixo vocês à vontade, cada um com uma verdade, mas venham à Mim"


 

Rafael

Quando vida vem como um trem dentro da gente no trilho da verdade
E, no trem, você se foi, meu caro... Dói daqui viu.
Lá vai o trem com o menino
No terreno desse mundo denso que fica o trilho
Como dói te perder! Como você me ensina.
Que Deus lhe seja agora que você é o todo somente
Sentirei sua falta e terei saudades


segunda-feira, agosto 16, 2021

A dor

Como é curativo aceitar a dor. Como é difícil. Como evitamos. Pulamos essa parte e vamos para um terreno desconectado. Desconectado porque a dor é ponte. Sem ela, a fonte da vida não tem continuidade. Evitar as dores acaba sendo evitar a própria vida, infelizmente. Dor também é caminho. Treinar o sentir não é matéria escolar. Mas treinar o sentir é matéria pro amar. Treinar o sentir inclui as dores. Talvez por isso dor rima com amor... Ah, lá vem dentro de mim o todo que o amor é: inclusivo. Movimento do completo. Integridade que inclui aquilo que parece nos desintegrar. Assusta. Grandeza real. Seguimos nos sabendo mais do que a mente é capaz de recolher. Cesta pequena para o pomar da vida. Maçã dos nossos pecados. Espinhas dos nossos pescados. Vermelhos dos nossos olhos, molhados. Sentindo vamos amando para além da régua que mede se somos amados. Doa dor em mim. Doa dor em mim. Me doou para o que é. Atravessando-me a grandeza do que pode ser a vida em nós. Absurdo de existir com o tudo se é, para além do individual, ser parte dessa força: magia do porvir, magia do que foi e magia do agora. Ser além do eu. Ser o que é a vida. Fronteira celular é inútil no reconhecer o mais que se é. Abraço a dor como quem sabe do efêmero da beleza, como quem sabe da força cíclica desse mundo, que espiralara pelo universo. Movimento-me estelar quando dores me estalam. Inércia além do tempo. A criação continua sequenciando eventos, achando espaço, inaugurando mundos no cosmos e em quem somos. Cadê a união? Está além da dor, sem pulá-la.

Era uma vez, vejam vocês, um passarinho feio
Que não sabia o que era, nem de onde veio
Então vivia, vivia a sonhar em ser o que não era
Voando, voando com as asas, asas da quimera
 
E quando já estava querendo aquela paz dos sabiás
Cansado de viver na sombra, voar, revoar feito a linda pomba
E ao sentir a falta de um grande carinho então cantava feito um canarinho
E assim o passarinho feio quis ser até pombo-correio
 
Aí então Deus chegou e disse: Pegue as mágoas
Pegue as mágoas e apague-as, tenha o orgulho das águias
Deus disse ainda: é tudo azul, e o passarinho feio
Virou o cavalo voador, esse tal de Pégaso
 
Pégaso, Pégaso, Pégaso, Pégaso, Pégaso, Pégaso, Pégaso, Pégaso, Pégaso
Pega o azul


domingo, agosto 08, 2021

O érre que acerta

Ah, amiga carioca
Elogia meu érre puxado
antes de vir dormir em casa
Floresce para mim no teu jeito meigo
e sotaque do povo do Rio, vem!
De mim em ti chega um érre puxado no cangote
pela direita falando quererrr
e outro pela esquerda falando amorrr, falando fazerrrr
Em cada érre do meu caipirez
um acerto de arrepio no seu corpo de pele da praia,
que recebe o deslizarrrr de minha barrrrrba até a uma boa chupada
Venha para juntoxxxxxz em carioquez,
gozarrrrmos em caipirez

segunda-feira, agosto 17, 2020

Dri

 No meio do caminho para a terapia na água nessa sexta-feira cinzenta, na qual trabalho minha capacidade de entrega, está o térreo do shopping Santa Cruz. Onde há 9 dias após o nosso primeiro encontro, você me esperou voltar do Raízes e Asas, no fim do dia da terça-feira do carnaval, 2020. Veio linda como uma brisa de beleza coroando de joias reluzentes minha esperança de amar, minha esperança de ter um par. Vi em você doçura, vi cuidado e sedução. Sorri. Penetrei na beleza da Criação pelo portal do seu existir. Assim que envolvi você em meus braços reconheci por dentro que, na verdade, o envolvido era eu.


segunda-feira, janeiro 13, 2020

De quando me perdi na trilha e tudo vivi


Caminhava pela trilha do existir onde conectava as coisas em mim e como doeu em um certo momento
Saí e fui para a floresta fingindo que ela vinha me chamando
Eu verdadeiro ficou na trilha, eu de agora irreal saiu pelas matas e aprendeu muito
Desconectado daquilo vai na fonte
Agora cadê? Agora essa habilidade em transitar pela floresta como preenche! Não sei...

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....