segunda-feira, março 15, 2004

Planeta Terra


O Ser humano tem o costume de se separar do planeta

O homem nunca pensa que ele é parte integrante do planeta, mas, veja bem, ele é a Terra! Ele diz que ele modifica o mundo, modifica o meio em que vive, mas ele é parte do meio em que ele vive, ele é o meio. É tudo um amontoado de moléculas! Também se auto-acusa de poluir o planeta, quando, na verdade, é o próprio planeta que se polui - já disse, ele é o planeta. Esse mundo pecou feio quando deixou o homem evoluir com a sua amante, a tecnologia. Agora, para se salvar, o globo deveria inventar um super vírus, mais super do que o da aids o qual não foi bem sucedido, para acabar com a sua infeliz permissão. Mas será que essa esfera deveria mesmo fazer isso?

Ela não poderia ter criado o homem para se proteger consciente dos riscos que correria com isso: poluição, extinção de algumas de suas espécie...? Esse segundo exemplo foi infeliz, porque essas extinções podem ter sido propositais, a fim de manter somente as espécies mais fortes no planeta, o fortificando - a famosa seleção natural. Para não falar do risco que tem de se explodir, pois esses macacos carecas são capazes de fazer bomba atômica e destruir o equivalente a 300 vezes o planeta. Para quê correr todos esses riscos, vocês devem estar se perguntando. É fácil: para se proteger de algum possível meteoro destruidor, de uma invasão alienígena usando a tecnologia que o homem desenvolveu. Ou, com a medicina, ter a cura de um futuro vírus vindo do espaço que atacaria a qualquer tipo de célula (vegetal e animal) e destruiria tudo o que conhecemos como vida. Podemos imaginar qualquer coisa.

Contudo, a esfera foi muito esperta (ou apenas sortuda?) fazendo com que o homem sofresse ao destruir o planeta e aprendesse que se continuar assim como está hoje (se bem que hoje, felizmente, muitos já caminham na trilha da não poluição, mas ainda falta trazer as empresas, governantes... Os mal educados em geral, para esse percurso. Tem muita lama e muita mata fechada pela frente) não vai ter onde/como viver futuramente, senão em cápsulas espaciais, mas quem quer isso? E, no caminho que chega ao não ter mais como/onde viver, vêm os alto$ cu$to$ para se manter vivo; como, por exemplo, comprar um essencial copo de água (boa e potável). Imagine o preço disso no mundo totalmente poluído! Ah, tristemente não há estímulo melhor do que tirar o poder aquisitivo dessas pessoas, pois é o que lhes tem mais valor. A Mãe Terra mimou o homem no começo dizendo "sims" demais, porém descobriu o erro e lhe dá agora umas boas e atrasadas palmadas de efeito tardio.

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....