terça-feira, novembro 27, 2018

Almoçando no restaurante do Kikuchi

Almoçando no restaurante do Kikuchi, sento ao lado de uma senhora bem japonesa, que aparenta uma surpreendente saúde, física e de espírito. Peço licença antes de dividir a mesa com ela. Educadamente, ela compartilha o espaço. Comemos em silêncio e ao final da refeição dela, pouco antes dela pedir licença para se retirar, ela elogia com ênfase a minha destreza em manipular os hashis (palitos que são os talheres do oriente). Senti-me incluído na comunidade oriental após essa aprovação expontânea! Foi quase um abraço. Comi minha comida e também comi um orgulho bom com pitadas de satisfação inesperada.

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....