Tratando um pouco sobre o sobrenome que mais me sobressai
Há um mês e seis dias atrás, o lucas amigo da incrível foto aí, deu uma comunidade ao cab
no orkut, grande presente! Fui agora passar lá para dar uma olhada geral e esse amigo, número um do meu nano fã clube blogal (mas que ousadia, Vitor!) adicionou algumas comunidades relacionadas ao cab e, inevitavelmente, a mim. Estava lá:
Família Bustamante. Fui olhar, descobrir alguma informação interessante sobre esse nome que insisto em assinar. "Será que tem que esse meu nome é de origem árabe mesmo como eu penso?". Bem... Descobri, não tem nada a ver, vocês verão a seguir. Não gostei do significado ser um tanto anti reforma agrária, mas é bastante interessante. E, envolvidos nas curiosidades da nossa família, meu pai - de quem herdo o nome Bustamante - brincou de orkut pela primeira vez como praticante.
Com a palavra, Sr. Luis Bustamante:
"O sobrenome é espanhol. Surgiu na aldeia de Bustamante, em Santander (norte da Espanha). Antigamente (até o século XV), não era comum as pessoas mais simples, na Península Ibérica, usarem sobrenomes. Por isso, depois de algum tempo, muitos originários da aldeia adotaram o nome dela. Agora, os Fortes Bustamante Sá descendem todos de Luís Fortes Bustamante Sá, que chegou ao Brasil em 1711 vindo de Portugal (Vila de Ourém). Ele descendia de um ramo espanhol que emigrara para Portugal muitos anos antes. A aldeia espanhola de Bustamante tem esse nome por causa de uma propriedade rural da época do Império Romano. Pertencia a um sujeito chamado Amantium (Amâncio). Propriedade rural, em latim, era bustum; por isso, bustum Amantii (fazenda do Amâncio) virou, com o tempo, Bustamante"
Agora, Luiz Antonio Bustamante, por favor:"Gostaria de acrescentar que descendo da família Fortes Bustamante Sem o Sá. Meu bisavo chamava-se Antonio Fortes Bustamante e viveu em Minas Gerais. Esqueci o nome da cidade agora, mas era médico e tem um nome de rua lá com seu nome. Meu avo tem o mesmo nome do pai e meu pai Antonio Justiniano Fortes Bustamante tinha tres irmãos Francisco de Paula, Oscar Vidal e Maria Violeta. Toda nossa familia veio morar no bairro de Bangu no Rio de Janeiro quando meu avo deixou de trabalhar como administrador da Fazenda Paraiso em Vassouras no estdado do RJ. Minha prima Nair, levantou a arvore genealogica da familia tendo conseguido inclusive um retrato do nosso bisavo.
Sempre que encontro alguem com o mesmo sobrenome procuro conversar e interrogar, e tenho notado que muitos originam dos Fortes Bustamante.
Meu nome é Luiz Antonio de Faria Bustamante, e gostei muito de poder fazer parte da comunidade"
Aparecendo no orkut e no blog do filho, o meu pai:"Olá, sou Agostinho Bustamante Reis e estou usando o orkut do meu filho Vitor Bustamante. Moro em Aparecida sendo que a origem de minha família se situa em Itanhandú. E minha descendência está também ligada a Ignácio Loyola Fortes Bustamante (nascido em 1793).
Há algum tempo atrás Luiz Carlos Pinto Bustamante, também descendente, localizou-me e mostrou-me seu trabalho sobre as pesquisas da genealogia de nossa família, dando conta que o nome mais antigo da família Fortes Bustamante em terras de Minas Gerais é considerado o de Antonio Fortes de Bustamante casado com Angélica Maria de Sá e Figueiredo, gerando o tronco Fotes Bustamante de Sá. Seu filho Luiz Fortes Bustamante de Sá nasceu em Vila do Ourém – MG no ano de 1678 e faleceu em São João Del Rey em 1678. O início da família na região do sul de Minas para alguns pesquisadores inicia-se com a chegada de Ignácio Loyola Fortes Bustamante em torno do ano de 1820 vindo de São João Del Rey ou Juiz de Fora tendo se casado com Maria Ribeiro (Dindinha) cujos pais eram donos da Fazenda Chapada Ribeiro no município de Passa Quatro e Itanhandú. Dessa forma a família se ramificou no Vale do Paraíba"