quinta-feira, maio 01, 2003

Lei de Cotas...

"Você acha que quem passou toda vida escolar em uma escola pública tem capacidade de na faculdade aprender tudo o que não aprendeu em quanto estudava na escola? Creio que a pessoa que estudou na escola pública teve muito tempo jogado fora. Não estou dizendo todos, mas a maioria irá repetir, sim, mas dependendo da faculdade pode até passar. Então, a maioria que estudou em escola pública não se formará, não é? E serão possíveis desempregados ou vivendo de bicos em geral".

Leandro


   000   

»Veja o meu caso, Leandro: Estudei até a oitava série, menos o maternal, em colégio público. Quando entrei no primeiro ano colegial no objetivo foi um trombo. Outro mundo, completamente diferente. Mesmo estudando apenas para tirar nota (até o segundo ano fui assim, agora que eu caí na real ou ao menos me enxerguei) eu consegui me adaptar e me dei bem do meu ponto de vista.

Havia muitas coisas que eu não sabia, principalmente em exatas. Quantos tipos cálculos que todos lá sabiam e eu não? Fui aprendendo ao poucos, os colegas ajudando e aqui estou: Fiquei até dez e meia no colégio ontem fazendo o segundo simulado de vestibular do dia. O primeiro de história, 20 questões, e o segundo geral, 100.

Eu sei que ginásio para colégio é muito diferente de colégio para faculdade. Na verdade eu não sei! Mas imagino. Como poderia saber? Nunca fiz faculdade. Mas creio que a grande maioria que for ajudado pela lei de cotas se empenhará para se formar e ter uma boa vida profissional. A maioria já vive o mundo dos trabalhadores, sabe muito bem como é. E de frente com uma chance dessa de mudar de mundo...

E vale realçar que se aprende muito da vida no convívio com pessoas de baixa renda, enxerga-se a realidade desde cedo, como realmente seria você fora do berço.

Vitor

Nenhum comentário:

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....