segunda-feira, fevereiro 13, 2006

"Eu cheguei a seguinte conclusão"

Renato Russo, uma vez, disse em um show: "Eu cheguei a seguinte conclusão". O resto da frase eu não me lembro, mas foi exatamente esse pedaço que me fez compreender (e não pensar, porque "Pensar é não compreender" - Fernando Pessoa). Me fez compreender que Chegar a seguinte conclusão é compreender de verdade. A verdade que você conhece e aceita mas não chegou a ela percorrendo caminhos dentro de si, a verdade que você ouviu ou descobriu pelo método superficial da tentativa e erro, essa verdade você pode aceitar e até passar adiante como ensinamento, mas nunca será como mudar a si próprio (mudar no sentido de agora ser mais do que era, devido a uma nova percepção das coisas). Mudar a si próprio é vivenciar algo no decorrer dos anos, caminhando com as próprias pernas, e é nesse decorrer que você compreende e poderá dizer a quem ainda não compreendeu onde você chegou e como foi parar lá, para que assim essa pessoa que te ouve possa buscar compreensão dentro de si e somente cessar essa busca quando vivenciar uma experiência que a faça compreender. O resto da frase do Renato Russo é assim "Não adianta querer mudar os outros - mudar a gente ajuda pra caramba". É o que eu estou fazendo: me mudando e ajudando pra caramba. (mudar no sentido de agora ser mais do que era, devido a uma nova percepção das coisas)

3 comentários:

Ana Carol disse...

Acho que mudamos a cada momento, em alguns mais que em outros, mas sempre estamos mudando, hoje mesmo ao conseguir fazer dois origamis novos eu senti que estava mudando :)

E quando vamos marcar pra reunir o povo????

Bjssss

Anônimo disse...

vitinho, vitinho,

o blog está um primor!

pérola, chique no urtimo e, como sempre, alta qualidade nos textos.

beijos.

Anônimo disse...

ps. encontrei seu presente

mês que vem vai chegar aí (devido a falta de grana para postagem agora!

eu sei, eu sei, demora! mas a grana foi no show do Franz Ferdinand. culpe aqueles escoceses bonitões e seu rock animado!)

much love!
beijos.

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....