segunda-feira, março 10, 2008

Como estou me tornando um ator


Estou fazendo aula de teatro, na verdade uma oficina de diálogo entre teatro e vídeo, na Companhia do Latão para auxiliar minha compreensão de cinema numa dada disciplina da faculdade. Na turma, só eu não sou ator; meus colegas todos são atores e com DRT. Muitos muito bons atores, segundo os olhos meus.

Por ser o patinho feio da turma, ou melhor, por ter o complexo de tal, muitas vezes nos exercícios provavelmente por causa de alguma vergonha que eu sentia, pensava: "Eu não sou ator! Não tem porquê mergulhar assim nisso! Meu negócio aqui é observar criticamente! Esses caras já fazem isso há anos, é a vida deles e eu de gaiato no navio?". Pensamento que me travava. Travava mesmo! Rompia a harmonia com ambiente: eu ficava distante. Também, que raios eu fui fazer numa oficina de teatro sendo que eu sentia vergonha em fazer alguns exercícios de atuação? Apesar de no fundo ter uma vontade imensa de fazê-los, mas que estava soterrada na areia seca dos meus entraves. Talvez fosse uma estratégia de defesa contra o pavor de interpretar pela primeira vez ou ler um texto em público entre bons leitores e intérpretes e engasgar em "enrijecido".

Aconteceu que eu sei que caminhar é preciso e toda caminhada é preciosa. Ainda mais em uma aula de teatro onde a gente pode colher tantas ametistas que ainda não havíamos encontrado nesse novo e fértil solo, que se chama palco. Assim, eu quis teatrar e para isso reformulei minha estratégia. Com uma simples mudança de pensamento, essa nova estratégia me transformou, num lapso de raciocínio, em um Ator. Se penso quê, então: Eu sou um ator! Mas É chato chegar... A um objetivo num instante.

Depois de atingir em milésimos de segundos o objetivo de me tornar um ator apenas com o poder do pensamento e ter alguma liberdade para fazer os exercícios da aula, o objetivo que fora atingido num instante deu lugar a outro, mais relevante. Minhas energias agora são empenhadas na tentativa de me tornar um Bom Ator. O que talvez empregue inúmeros professores de teatro. E, assim, vou indo. Como bom brasileiro driblando meus entraves com estratégias das mais abstratas para entraves abstratos e físicas para os palpáveis. Rumo ao gol! Rumo as palmas! Tornar-me um espetáculo!

3 comentários:

Apenas eu... disse...

Adorei a foto! Foi um ator que a fez? :P

Boa sorte nessa caminhada do palco, ela é dura, mas compensatória!

Beijos

Gabarra disse...

Rapaz que prazer ver teus comentários no meu blog de novo! Faz tempo que não nos falamos, não sabia que estava em sp...

Mas....DRT é algo como TOC?
xD

Anônimo disse...

eu quero conversar com você! porfavor, me adicionda? julizinha_feh@hotmail.com
sério mesmo! :) beijo :D :*

Ao terminar de ler A Natureza da Mordida

Foi a mesma sensação de parar com o marcador página na mão após acabar um livro. Eu não sabia onde colocar meu sentimento após aquele final....